segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Vem o inevitável

Ontem continuei a expulsar coágulos e como passaram 4 semanas, liguei no final desta manhã para o piso de Medicina da Reprodução que me aconselhou a ir à urgência de obstetrícia, porque caso fosse necessário fazer análises, lá têm mais facilidade em obter o resultado de forma célere.

Cheguei por volta das 13h30, ainda não tinha almoçado, e como o atendimento estava a demorar fui à máquina de snacks comprar uma saqueta de maçã desidratada e um chocolate. Quando fui chamada para o consultório fiz o resumo do que aconteceu e foi feita a primeira ecografia. A médica observou, mediu, passado algum tempo disse que parecia ter visto algo na parte superior do útero. Pediu-me autorização para chamar um colega para dar uma segunda opinião. Veio então outra médica, fez nova ecografia, referiu que podia estar a menstruar, ao que respondi que normalmente só acontece se tomar medicação. Justificou que as mudanças hormonais podem ter provocado a vinda da menstruação. Concluiu que ainda não saiu tudo. Uma imagem de coágulos é idêntica à de restos de tecido embrionário, mas de facto continuo a ter material no útero.

Quando me estava a vestir perguntaram-me há quanto tempo não comia. Percebi logo a intenção. Voltei para junto das médicas, então calcularam que só às 21h estaria em jejum e podia fazer uma curetagem. Não me perguntaram se estava acompanhada. O meu marido estava a trabalhar e tinha de sair mais cedo para ter uma consulta no Hospital de Gaia. Para me prevenir tinha ido de autocarro em vez de carro, porque não sabia o que iam fazer. Deram também a opção de aguardar mais uma semana para libertar mais alguma coisa e fazer logo a seguir a curetagem. Primeiro sugeriram o dia de Natal, depois o dia de Ano Novo. Viram melhor a previsão de serviço e apontaram o dia 28. Ficou combinado para essa data. Quando saí da urgência desci um piso e fui dar feedback do que aconteceu junto da Medicina da Reprodução. A Diretora disse que dia 28 é demasiado tarde, ainda para mais se continuam a sair coágulos. Ficou estipulado esta quinta-feira voltar à urgência em jejum, dizer que continua a sair muito sangue, que já me sinto fraca e que no piso 3 me aconselharam a fazer imediatamente a raspagem. No meio da experiência que vou viver há pelo menos um ponto positivo a reter. O material vai ser analisado, o que significa que, à partida, vou saber se havia alguma anomalia genética no embrião. É nisto que a médica se quer focar por enquanto. O resultado demora um mês a ficar pronto e a última FIV está prevista para fevereiro.

As festividades são em minha casa e praticamente tudo recai sobre mim. Estava a tentar orientar-me como é que ia ser se tivesse de ir no Natal ou Ano Novo para o hospital.

Este processo de expulsão está a ser mais moroso que a própria gravidez. Todas as transferências tiveram finais diferentes. Tantas coisas ainda podem acontecer em futuras TECs, nem quero pensar muito no assunto...

Ho! Ho! Ho! Vai ser um Natal memorável.

2 comentários:

  1. Sinto muito que tenhas que passar por isso... infelizmente até para abortar é preciso ter sorte. Embora o meu aborto tenha ficado resolvido com uma toma dos comprimidos, ainda hoje tenho dúvidas que esteja tudo resolvido... daí querer fazer a histeroscopia antes de gastar mais embriões.

    Ainda bem que vais realizar o procedimento o quanto antes para encerrar de vez esse capítulo minha querida PL.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. PL espero que já tenhas "resolvido o assunto" e que esteja tudo bem :)

    Beijinho

    ResponderEliminar